domingo, 17 de janeiro de 2010

Esculturas, mármore, bronze e acrílico

João Feijó é um artista plástico português que possui um olhar interior e pessoal, que se baseia e inspira em seu país mas com um claro alcance internacional, que se sente e trabalha livre, sem etiquetas, sem pretender caminhar para um conceito concreto, antes procura ser único no diverso, permitindo-se investigar em diferentes linhas e disciplinas artísticas, com nexos em comum coincidentes. Na sua escultura é expressivo, procura a linearidade do insinuante, quanto que na aguarela evoca o poder da aguada e no óleo determina o pormenor, procura o objecto, a paisagem ou a cena com precisão.

No caso do acrílico é mais subtil, evade-se de uma ideia de realidade, indo mais além do pormenor, do característico, para instalar-se mais além da descrição, procurando o sonho, a alegoria, para fazer parte de um especial modo de entender a existência, partindo de uma realidade mas fazendo-se subtil para ser mais preciso no determinado.
A sua escultura, como a cabeça de cavalo, é expressiva, é um canto à liberdade, mas, ao mesmo tempo, possui a necessária póesis para viajar através do emblemático, procurando a alegoria e inclusivamente o símbolo.

João Feijó consegue definir-nos que a existência é produto da suma de momentos, do conjunto de instantes, da determinação do que existe, a partir do que se vê e do que não se vê mas existe. Significa que é capaz de procurar símbolos para definir aquilo que não se vê mas que, ao mesmo tempo, determina a verdade da realidade partindo de uma certa descrição.

Em resumo, a sua obra entende-se a partir da análise da realidade, também através da determinação do alegórico e da visualização do que é espiritual, para ficar convertida em parte do seu conjunto de pensamentos e sensações.

Emprega mármore para a base, bronze para o desenvolvimento da ideia e acrílico como cor. O resultado é uma criação que destaca pela sua alegoria expressiva, sem renunciar a um certo tom enigmático.

Joan Lluís Montané
Da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA)

Sem comentários:

Enviar um comentário